Os pneus de um carro podem rodar até 60 mil quilômetros, embora isso dependa de uma série de fatores. Ao dirigir um veículo, muitas vezes passa despercebido o fato do pneu do carro ser o único acessório do automóvel que tem contato direto com o solo. A durabilidade dos pneus e de algumas peças do próprio carro dependem da qualidade das estradas por onde ele circula.
Quando o assunto pneu, às vezes pairam algumas dúvidas em relação ao seu uso, se ele cheio protege mais ou se é melhor mantê-lo um pouco vazio? Qual é o mais adequado para se andar em uma estrada de má qualidade? Segundo Danilo Vasconcelos, da Dinamicar Pneus, loja de pneus no Rio de Janeiro, o correto é manter a pressão indicada pelo fabricante, algo em torno de 30 libras, com alguma variação de acordo com o porte do veículo e o tamanho do pneu.
O ideal seriam estradas perfeitas, mas como nem sempre isso é possível, as pessoas costumam dizer que o pneu cheio protege a roda, porém prejudica a suspensão; o pneu mais vazio, protege a suspensão, mas danifica a roda. Embora pareça um simples comentário popular, isso faz todo sentido, então, para tirar melhor proveito “quando tiver que enfrentar uma estrada não tão boa, opte por manter o pneu na calibragem recomendada pelo fabricante”, recomenda Danilo.
Recomendações para proteger os pneus
O contato direto é entre o solo e os pneus, mas as consequências chegam a todo o veículo. Como o asfalto ruim atinge também alguns componentes do veículo, como os amortecedores, é importante que se faça com a frequência indicada pelo fabricante o alinhamento e o balanceamento do carro.
Outra parte que também sofre com asfalto mal conservado e com buracos é a suspensão do automóvel, que na verdade fica desregulada justamente pelo fato dos pneus apresentarem problemas.
Em alguns casos, o carro só vai apresentar desconforto no dirigir com o passar do tempo. Principalmente quando se anda muito em estradas com asfalto mal conservado, o que mais acontece é a “ovalização” das rodas. Nesse caso o recomendado é a troca do pneus com defeito.
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