.
Notícias :
Home » » Software as a Service (SaaS): como funciona

Software as a Service (SaaS): como funciona


computacao-nuvem-saas.jpg



Recentemente, com o advento da computação em nuvem – conceito que define a gestão de dados distribuídos em diversos pontos virtuais – surgiu uma nova aplicação de softwares, que tem nas empresas seus principais utilizadores. Trata-se do software como serviço – ou SaaS, sigla em inglês que significa Software as a Service.

Estamos falando de um nicho no segmento de programas para computador que pode representar um novo patamar nas organizações, e que certamente estabelecerá parâmetros de competitividade até então desconhecidos.

Até bem pouco tempo, era necessária a aquisição de programas, sob encomenda ou não, para que empresas gerissem estoques, pessoal e outras rotinas administrativas ou logísticas. Esses softwares, com o tempo e a natural acelerada evolução da TI, rapidamente entram em obsolescência, o que significa dizer mais do que ultrapassados.

Um software obsoleto perde totalmente sua capacidade de manutenção, e não há equipe técnica capaz de recuperá-lo. Diferentemente dos programas envelhecidos, mas que podem, enquanto existirem profissionais especializados, ganhar sobrevida, graças às atualizações de rotina.

Um exemplo de obsolescência são os softwares de controle de estoque que não permitem integração com setores relacionados, como os de compra e venda. Sem um programa de controle ágil e integrado, que permita atualizações instantâneas e que seja interligado com os demais setores da empresa, gerir o estoque torna-se uma verdadeira bomba relógio.

Os desafios na implementação do SaaS nas empresas

Levantamento feito em 2014 por consultoria internacional apontou que 51% dos softwares em empresas em 32 países estão obsoletos. Foram apurados 74 mil dispositivos no total, divididos entre antigos – que ainda podem operar graças ao suporte técnico e que têm entre 3 e 5 anos de uso – e obsoletos, aparelhos com mais de 5 anos que perderam qualquer capacidade de se renovar.

Softwares inadequados podem gerar problemas graves. Para ficar no exemplo do estoque, um dos problemas mais sérios enfrentados por quem não administra corretamente seus depósitos é o furto de mercadorias, geralmente praticado pelos próprios funcionários. Há casos de empresas que quase foram à falência por isso. A boa notícia é que, se detectado a tempo, e implementadas as soluções de TI adequadas, é possível não só a recuperação, como aumentar a margem de lucro.

O panorama atual da TI nas empresas

Embora o mercado para softwares como serviço esteja se expandindo, especialistas entendem que a elevada taxa de empresas que ainda utilizam programas superados é devida à crise global, que desde 2008 afeta países em quase todos os continentes. Manter esses softwares seria uma forma de poupar recursos, até que as receitas aumentem.

Um caso recente, divulgado pela imprensa em todo o mundo foi o do ataque de hackers aos arquivos da Sony, nos Estados Unidos. Causou espanto quando representantes da empresa, uma gigante das comunicações, revelaram que estavam utilizando softwares obsoletos, no caso, versões desatualizadas do servidor web Apache. O problema comprometeu a segurança dos dados, pois foi detectado pelos próprios funcionários que o dispositivo estava sem firewall ou qualquer mecanismo de segurança instalado.

Solução para empresas que querem atualizar sua TI

Ao contrário do que se possa imaginar, implementar o SaaS não é gasto, mas investimento, revela Donato Mingarelli, da Cezanne HR, empresa de software de gestão internacional. Segundo Donato “Fica claro que, se compararmos os custos de implementação de um software de gestão com os prejuízos advindos da insistência em produtos obsoletos, não resta dúvida sobre os benefícios desse tipo de investimento".
O manager da Cezanne HR complementa “atualmente, é muito mais barata a manutenção destes softwares, que não demandam mais estrutura física para serem instalados. É tudo feito via web, ou seja, nenhuma empresa mais precisa comprar equipamentos ou contratar pessoal permanentemente para ter um bom programa de gestão e controle”.

COMENTE ESTA MATÉRIA, O QUE ACHOU? COMENTE.
Share this post :

Postar um comentário

 
Support : Creating Website | Johny Template | Midia Comunicação digítal
Copyright © 2013. Tribuna do Nordeste - All Rights Reserved
Template Created by Creating Website Published by Mas Template
Proudly powered by Produzido Por Luiz gustavo